ANGUS x NELORE
CASAMENTO POR INTERESSE

A raça Angus é a mais testada em cruzamentos.

As principais características de interesse econômico procuradas nos animais cruzados são:

É opinião unânime que o Angus em cruzamento contribui com essas características, uma vez que elas são qualidades inerentes à raça e se manifestam tanto na variedade preta como na vermelha.

No cruzamento de Angus com diversas raças constatou-se aumento de 5 a 15% de heterose para peso ao desmame, o que destaca a maior habilidade materna da vaca cruza. A produção de novilhos é largamente afetada pelo cruzamento e apresenta variações positivas de 4 a 15% no ganho de peso diário, de 0,5 a 3% no rendimento de carcaça fria, de 0,5 a 2% para os dados de tipificação de carcaça.

Com objetivo de desenvolver um bovino adaptado as várias condições de criação no Brasil, os cruzamentos entre a raça Angus e zebuínos, em especial o Nelore, revelaram características de rusticidade, com aproveitamento de forragem grosseiras, resistências aos ectoparasitos, tolerância ao calor e longevidade.

Os resultados até aqui alcançados, avalizados por entidades de pesquisa e observações de campo, confirmam o sucesso no cruzamento do Angus com Nelore.

Para mais informações acesse o site da Associação Brasileira de Angus (ABA) www.angus.org.br