Caros amigos Pecuaristas;

Chegamos ao X Leilão da FSL ANGUS ITU. Foi uma jornada interessante vivida intensamente, com muitos aprendizados e resultados importantes.
Estamos confiantes de que a nossa atuação, em busca do que existe de melhor no mundo para o cruzamento Angus x Nelore, viabiliza mais lucratividade aos nossos clientes, mais empregos e mais renda no campo.

Os touros que serão ofertados têm pelo curto, expressivas carcaças e todos eles já pesam mais de 550 kg. Os touros melhoradores promovem um retorno econômico excepcional. Se um touro produzir 30 bezerros por ano, com 10 kg a mais de peso na desmama, o pecuarista terá R$ 1.920,00 de ganho extra logo no primeiro ano. Em cinco anos, esse número alcançará R$ 9.600,00. Esses números foram baseados no preço da desmama, no Estado de São Paulo, informado pela Scott Consultoria, no dia 29/03/18. Ou seja, aqui não estamos considerando os preços maiores, que são pagos pelos bezerros meio-sangue Angus, mas também usamos na conta um peso extra, de apenas 10 kg. A nossa experiência indica pesos extras de 20 kg.

Toda a nossa brava equipe, liderada pelo veterinário Dan Ariel Szmaruk, tem a convicção de que os touros Angus operam muito bem, mesmo no calor forte. Lembramos sempre que em Oklahoma, nos Estados Unidos, as temperaturas alcançam 40ºC, e a presença do Angus é dominante. O mesmo ocorre no Texas, em regiões da Argentina e no Estado do Rio Grande do Sul, onde no verão as temperaturas ficam entre as maiores do Brasil. A principal diferença é que na maioria dessas localidades não existe a presença do carrapato, e se for feita uma prevenção em relação a esse problema, o potencial extraordinário do touro Angus se concretiza, efetivamente.

Claro que o pelo curto diminui o desconforto térmico do touro, no entanto, o mais importante é que o pelo curto permite a visualização fácil da presença dos carrapatos, dificultando sua sobrevivência nos bovinos. Os medicamentos usados no combate ao carrapato têm sido cada vez mais eficazes, fato que observamos, ao longo dos anos, ao acompanhar o trabalho dos touros da FSL Angus Itu, na Região Centro-Oeste.

Este será nosso primeiro Leilão totalmente virtual, que irá ocorrer no próximo dia 16 de abril, segunda-feira, às 21 horas. A transmissão será feita pelo Canal Rural, sob a coordenação da Programa Leilões, que fez todos os nossos Leilões até agora. O leiloeiro será o conceituado Aníbal Ferreira, que já realizou oito dos nove Leilões anteriores da FSL Angus Itu. Vale destacar o nosso programa de pós-venda, que será mantido e aperfeiçoado.

A ilustração desse texto é a mais pura verdade. O agronegócio vem melhorando muito as contas públicas do nosso Brasil, há vários anos. Além disso, esse setor gera empregos, contribui para fixar as pessoas no interior e permite que nossa imensa população tenha mais acesso à uma boa alimentação.

Na pecuária, já avançamos bastante, mas sabemos que ainda precisamos melhorar muito nossos índices de produtividade e a qualidade da nossa carne.

Ao comemorarmos e celebrarmos 45 anos de excelentes serviços, prestados ao Brasil pela Embrapa, lançamos nosso olhar para o futuro, na expectativa de que a Embrapa e as demais valorosas instituições de ensino e pesquisa, ligadas ao agronegócio, possam se empenhar ao máximo, para que a pecuária brasileira se desenvolva cada vez mais.

Grande Abraço.
Andrea e Antonio Maciel Neto