Testes de Avaliação dos Touros

PROMEBO - Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne

O Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO) visa a obtenção de ganhos genéticos, através da utilização de ferramentas seguras na escolha dos animais melhoradores. Consiste em um sistema moderno e econômico que, através da seleção, promove o melhoramento genético do rebanho de corte de todo o Brasil. (clique aqui para saber mais)

DNA-PERFIS GENÔMICOS (HD-50K-ZOETIS)

Aplicado a todos os Touros Especiais, esse teste de alta densidade com mais de 50.000 marcadores de DNA, proporciona grande confiabilidade para diversas características econômicas importantes e com um grande banco de dados de animais genotipados, consegue comparar animais de diversas partes do mundo. No catálogo informamos apenas as características que mais se destacaram (TOP>33%), sendo, quanto menor o número melhor a sua posição no ranking mundial.

ULTRASSONOGRAFIA DE CARCAÇA, ALTURA E PESO

Aplicado a todos os Touros para Cruzamento, esse teste avalia características importantes para a indústria, tais como AOL (Área de Olho de Lombo) positivamente relacionada ao peso e porcentagem de cortes comerciais, EGS (Espessura de Gordura Subcutânea) Indicador de precocidade e fertilidade de fêmeas e inversamente relacionada a porcentagem de cortes comerciais e Marmoreio (Porcentagem de Gordura Intramuscular) relacionada a palatabilidade e aumento da maciez da carne. Esse conjunto de informações, junto com a altura e peso serve para munir o pecuarista de dados objetivos para que tenha melhores condições de escolher o tipo de animal que se adapta melhor aos seus objetivos de produção.

TESTE DE LIBIDO E CAPACIDADE DE SERVIÇO

Todos os touros, Especiais e para Cruzamento são submetidos a esse teste que tem como objetivo garantir que o animal apresente plenas condições de participar de um programa de monta natural. O animal tem alguns minutos para encontrar as vacas em cio num grupo de fêmeas e então recebe uma pontuação de acordo com o tempo que leva para realizar a cópula. O teste de libido é realizado na FSL ANGUS ITU e FSL PARDINHO.

TESTE ANDROLÓGICO

Todos os touros, Especiais e para Cruzamento, são submetidos a esse teste que tem como objetivo avaliar seus órgãos reprodutivos e atestar a capacidade do animal de produzir sêmen de boa qualidade de acordo com as normas do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal.